Imagem de satélite das 6h desta terça-feira mostra nuvens carregdas com chuva, raios e temporais se deslocando de Oeste para Leste no Rio Grande do Sul | NOAA/NASA/METSUL
O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul. Fortes áreas de instabilidade se formaram na madrugada desta terça-feira na Metade Oeste gaúcha, tal como era alertada pela MetSul, com registro de chuva e temporais, alguns isoladamente fortes. A virada no tempo ocorre pela formação de uma frente quente sobre o estado gaúcho. Estação oficial na cidade de Santo Augusto, no Noroeste gaúcho, registrou chuva de 10 mm em uma hora e rajadas de vento de 118 km/h entre 5h e 6h.
Nas próximas horas, a instabilidade vai avançar rapidamente para Leste, trazendo chuva para a maioria das regiões gaúchas até o final da manhã desta terça-feira. A instabilidade deve se intensificar ao se deslocar pelo território gaúcho com risco de chuva localmente forte, raios e granizo isolado, além de vendavais isolados. Cidades que amanhecerem com sol mais a Leste do Rio Grande do Sul terão aumento de nebulosidade e chuva no decorrer do dia.
A instabilidade tende a persistir na segunda metade do dia, mas, em pontos do Oeste, do Noroeste e do Norte gaúcho podem ocorrer aberturas de sol com abafamento a abafamento. Fortes áreas de instabilidade com temporais podem novamente atingir o Noroeste à noite, onde à tarde há chance de aberturas com elevação maior da temperatura, o que favoreceria nuvens de maior desenvolvimento vertical com potencial de tempestades isoladas a partir do entardecer e do início da noite. Não se prevê cenário de tempo severo generalizado e reitera-se que as ocorrências de temporais tendem a ser isoladas. A zona com maior possibilidade de tempestades isoladas, localmente fortes a severas, entre hoje e amanhã, inclui o Oeste e o Centro do Rio Grande do Sul, a Metade Norte gaúcha, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, e o Planalto Sul de Santa Catarina. Nestas áreas, alguns temporais devem ter forte intensidade e com potencial de causar danos, mas de forma muito localizada.
Fonte: Fonte: MetSul